23.4.09

Etiqueta:

Pernas de Frango Guisadas à moda da Anabela

Gosto muito de cozinhar mas nem sempre tenho muito tempo. E como tenho de fazer todos os dias jantar e almoço (o maridão almoça em casa) procuro sempre receitas rapidas e saborosas.
 
Ontem o jantar foi Pernas de Frango Guisadas. O meu marido gosta muito e aproveitei e fiz a mais de forma que sobrou para ele almoçar hoje. Fica uma receita muito barata, simples e saborosa.
 
- 5 ou 6 pernas de frango
- sal e pimenta
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 cebola
- 1/2 caldo de frango
- 1 colher de sopa de vinho tinto
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 lata de tomate em pedaços
- Massa - farfalle
 
Um pouco antes de começarem o prato temperem as vossas pernas de frango com sal e pimenta preta, a gosto. Numa panela coloquem o azeite (podem por mais se preferirem), o dente de alho picado, a cebola cortada em rodelas finas, meio caldo de frango e a folha de louro e deixem alourar em lume baixo (o objectivo é amolecer a cebola sem a queimar).

Depois juntam na panela mais ou menos meia lata de tomate em pedaços, misturem tudo e coloquem as pernas de frango em cima. Deixem alourar e virem as pernas para alourar do outro lado. Depois juntem água ao preparado de forma a que as pernas fiquem metade submergidas e deixem cozer em lume brando, tendo o cuidado de ir verificando se é preciso mais água e de virar as pernas de tempos a tempos. Verifiquem de sal e se necessário juntem mais.

Quando virem que as pernas estão quase cozidas, coloquem numa panela à parte a massa a cozer, mas só metade do tempo que cozem normalmente (por exemplo se cozem a massa em 20 minutos deixem só cozer 10). Entretanto deitem o vinho nas pernas e envolvam bem e deixem continuar a cozer. Quando a massa estiver pronta, escorram a água e juntem-na na panela onde estão as pernas, envolvam tudo e deixem cozer o restante tempo que falta à massa. E está pronto. É so servir com uma saladinha. E é um prato que se pode guardar e servir no dia seguinte - fica ainda melhor pois fica mais apurado.


Nota:
O prato também se pode fazer com peitos de frango. A massa pode ser a que gostarem mais (cotovelos, farfalle, esparguete). Prefiram os ingredientes frescos e cortados na altura.

0 comentário/s:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário! =)

(Nota: Devido à grande quantidade de spam recebido, a confirmação de palavras foi activada)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.