28.4.09

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Sopa de Grão à moda da Anabela


Sou uma apreciadora de grão, principalmente na sopa. É alimento cheio de beneficios, como andei a ler no artigo que segue:

"Um truque para variar e ter uma alimentação cuidada é seguir as cores da Roda dos Alimentos. O amarelo do grão-de-bico não pode faltar às refeições, já que ajuda na digestão, enquanto que os sais minerais protegem da osteoporose. Apesar de pequeno, o grão é uma excelente fonte de fibras solúveis, conhecidas por promover o trânsito intestinal. Outro aliado para a sua saúde é o amido, hidrato de carbono complexo que, graças à sua entrada lenta da glicose no sangue, prolonga a sensação de satisfação e retarda o apetite, bem como a falta de energia. A estes nutrientes juntam-se ainda o zinco, potássio, magnésio, manganês, fósforo e a tiamina (vitamina B1), indispensável ao bom funcionamento do sistema nervoso e do coração, ao mesmo tempo que auxilia as células na produção de energia. O consumo regular de grão previne ainda o aparecimento do cancro do intestino e auxilia na redução do colesterol no sangue, controlo da diabetes e da obesidade.

Grão no prato
A sopa é uma solução prática e saborosa para incluir este ingrediente na alimentação. Se tiver oportunidade de a preparar, aproveite a água da cozedura do grão, já que os nutrientes ficam retidos no caldo. A falta de tempo não a deve desmoralizar! Actualmente, existem sopas frescas, já prontas, saborosas e que garantem a conservação dos nutrientes, que podem ir para a mesa em poucos minutos. Lembre-se que uma refeição que inclua leguminosas permite que o processo digestivo decorra de forma mais equilibrada, graças aos nutrientes que prolongam a mastigação e a ensalivação, sendo assim melhor absorvidos pelo metabolismo". Fonte:
http://saude.sapo.pt/artigos/dossiers/nutricao/ver.html?id=807729

Assim sendo, faço frequentemente sopa de grão. No entanto e como é um alimento com muitas calorias, aproveito para juntar outros legumes que sendo benéficos para a saúde têm muito poucas calorias e assim compensam o grão.


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1 frasco de grão de bico
1 cebola
1 nabo pequeno (ou meio de um grande, que era o que eu tinha)
1/2 cougette média
2 dentes de alho
1 caldo de legumes
Couve lombardo
Espinafres (uso dos picados e congelados)
Sal
Azeite
 
Ponho tudo dentro da panela com água excepto as ervilhas e os espinafres. Quando está tudo cozido passo com a varinha mágica e depois junto meia concha de azeite e a couve lombardo em tiras e os espinafres (umas 3 "bolinhas" do caso). Deixo cozer atá as ervilhas estarem prontas e depois é so comer!
 

Nota:
Eu adoro courgette e frequentemente uso-a para substituir a batata em muitos pratos que faço. É muito pouco calórica, benéfica para a saúde e tem um sabor neutro, absorvendo o sabor dos alimentos que a acompanham. Outro alimento que é também muito benéfico e que acompanha sempre muito bem as sopas de grão são os espinafres. São muito ricos em ferro e vitaminas e também muito pouco calóricos.

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