1.4.10

Etiqueta:

Feng Shui #2 – Ideias Gerais

Como amanhã é feriado fica para hoje o Feng Shui =)

Já repararam de certeza que muitas vezes basta mudarmos um móvel de lugar ou acrescentar um objecto decorativo diferente para alterarmos um ambiente. Então porque não adoptar algumas “normas” gerais de Feng Shui na nossa casa?

Ficam aqui algumas. Para cada uma também as minhas considerações/notas ;-)

Ideias Gerais para Decorar a Casa segundo o Feng Shui
Fontes:
http://www.centroanastacia.com/decoracaofengshui.htm
http://www.astrologosastrologia.com.pt/
http://mulher.sapo.pt/casa-jardim/feng-shui/

Se você quer que a prosperidade bata à sua porta, identifique bem sua casa. A porta de entrada também deve estar sempre bem iluminada e arejada. Lembre-se de uma coisa: "A porta principal tem que abrir-se por completo para a prosperidade entrar toda". Ou seja, nada de móveis e objectos atrás das portas.
*Nota: Apesar de ter um pequeno móvel não impede a abertura total da porta. =)

Ponha um sino de vento de metal (ou espanta-espíritos) atrás da porta, pois, além de atrair sorte e abundância, toda vez que o sino toca ele amplia e aumenta a entrada de oportunidades de prosperar.
*Nota: Curiosamente isto é uma das coisas que tenho atrás da porta da entrada (um espanta espíritos de metal). Já em casa dos meus pais havia uma espécie de sino de vento mas era de louça. Sempre adorei o som que fazem quando entro ou saio de casa. Nem sabia que tinha a ver com Feng Shui =)


Para o Feng Shui, a casa deve ter um rio calmo e sereno a passar em frente da porta. O rio irá trazer para a casa e seus moradores saúde, prosperidade e alimentos e levar as más energias embora. Como nem sempre temos um rio de plantão próximo à nossa porta, podemos colocar do lado de dentro da casa, próximo à porta de entrada, algo que lembre um rio, mar ou água, como por exemplo uma fonte de água ligada, um aquário com peixes, uma gravura ou um quadro com um rio, mar e barcos, uma foto de um local que tenha cachoeiras ou motivos náuticos. Tudo para atrair prosperidade.
*Nota: Tinha trazido da outra casa uns objectos que ainda não tinham sítio e lembrei-me (ainda sem saber disto) que ficavam bem na entrada da casa já que a mami me tinha pintado uns quadros alusivos ao mar. Mas com tanta coisa para fazer nunca mais tratei disso. Bem, depois de ler esta aproveitei a deixa e fui tratar da minha entrada.

Limpe sua casa e livre-se dos objectos sem utilidade. Venda ou doe peças de roupa e outras que não use mais. Este "entulho" provoca energia estagnada, que atrapalha a prosperidade da casa.
*Nota: Mais fácil dizer que fazer mas com o tempo a coisa vai. Desde que mudei para esta casa, com bastante menos espaço, tenho procurado ir reduzindo o número de coisas mas tem demorado tempo pois tínhamos/temos muita “tralha”. Mesmo assim já esteve mais longe e tenho dado muita coisa... afinal se estão guardados no mesmo sítio há mais de 2 anos é porque não faz grande falta...

O fogão deve estar sempre bem limpo, todas os bicos e o forno a funcionar e em bom estado de conservação.
*Nota: Se há coisa que não gosto é de ver o fogão sujo. Depois de usar limpo sempre.

Nunca coloque o cesto de lixo ao lado do fogão nem dos alimentos.
*Nota: Não está ao lado... hehe... mas também com o tamanho exíguo da cozinha, não é que esteja muito longe =P

O Feng Shui considera a mesa de jantar um local de prosperidade. Coloque sobre a mesa um belo arranjo de flores ou uma fruteira cheia de frutas. Se houver espaço, coloque na parede um espelho para reflectir a mesa de jantar e dobrar a prosperidade.
*Nota: Andava à procura de uma fruteira há algum tempo porque sempre gostei de ver fruta em cima da mesa. Outro dia entrámos numa loja com a minha mámi (daquelas com coisas diferentes do habitual) e ela viu uma toda engraçada em metal (que tem a ver com o Guá nessa zona da minha casa, soube eu entretanto – para a semana fala sobre isso) e ficámos logo apaixonados por ela (obrigado mámi pela oferta). Por isso fruteira já temos =)

Muito cuidado com os WC, pois eles são “ladrões” de abundância. Mantenha sempre a porta fechada e a tampa da sanita fechada. Já irá ajudar bastante.
*Nota: Outra que também é mais fácil dizer que fazer principalmente quando se tem um homem em casa (lol).

Os ralos também devem ser tapados pois consomem “Chi” a energia vital.
*Nota: Bem, confesso que nunca me preocupei muito em tapar os ralos... e provavelmente assim continuará pois o certo é esquecer-me...

Decore a casa com velas: à noite, elas iluminam o ambiente e atraem bons fluidos.
*Nota: Adoro velas e tenho várias pela casa. Não as acendo é muitas vezes =P

Televisão no quarto e outros equipamentos eléctrónicos não são aconselhados no quarto
*Nota: Já tive na outra casa mas nesta não há espaço e sinceramente nem me faz falta =)

A cama deve estar colocada o mais longe possível da prta. Escolha uma feita de material natural e de tamanho apropriado para os ocupantes (nem mais grande nem mais pequena) e não guarde nada debaixo dela. Se estiver cheio de coisas, o Chi (força da vida ou espírito de todas as coisas animadas) fica impedido de circular, perturbando o seu sono.
*Nota: Bem o quarto não é muito grande, por isso… debaixo só andam os chinelos. Não gosto de ver coisas debaixo da cama. Só tendem é a acumular pó!

Não coloque um espelho numa zona onde possa reflectir a cama, pois o poder reflector do espelho pode corromper o teu Chi e dar-te de novo as energias negativas que perdemos enquanto dormimos.
*Nota: Eu cá tenho um espelho no quarto (em cima da cómoda). E nem penso em tirá-lo porque me dá muito jeito. Mas li algures que não deve reflectir a pessoa/casal a dormir ou sentados. E o meu não faz isso. Portanto… =P

Use e abuse de plantas. Elas trazem boas energias. Coloque muitas flores amarelas e vermelhas, que atraem prosperidade a abundância. Um arranjo de girassol também é muito usado para atrair riqueza.
*Nota: Bem, plantas é comigo...lol. Ultimamente tenho tido cactos. E ainda não consegui perceber se para o Feng Shui é bom ou mau. Já li que são purificadores do ambiente e por isso aconselhados e já li que nem pensar tê-los dentro de casa. Vá-se lá saber afinal... lol... eu cá gosto de cactos e vou continuar a tê-los.

Tenha um bichinho de estimação. Eles são óptimos "condutores" de boa energia. Dê preferência a bichos pequenos e mansos. Os animais alegram lares e toda família.
*Nota: E viva o Bubú.

6 comentário/s:

  1. Gostei de ler. E espero mais dicas.

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, tb gosto do tema e tenho tentado adaptar algumas coisas na minha casa...gostei da dica do caixote do lixo, o meu está mesmo ao lado do fogão, já vai girar dali pra fora.
    Já li algures que os cactos não são bons em Feng Shui, nem os Bonsais, nem as facas em locais visiveis, tudo o que seja pontiagudo tem que ser usado com muita cautela...esquinas, etc

    ResponderEliminar
  3. A M E I o seu blog. e ja sou seguidora oficial... obrigada pela atençao no grupo das flys, bjs.

    ResponderEliminar
  4. *Catarina
    Obrigado =)

    *Ana Martins
    Também já tinha lido isso sobre os cactos mas também já li que são ideais para ter ao pé de electrodomésticos para absorver radiações, etc. Eu por mim gosto tanto deles que os continuo a ter. =)

    *Pontos de Amor
    Obrigado! Volte sempre!!
    =)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Estive a ver o teu blog e achei esta rubrica muito interessante =)
    Bjs,
    Diana

    ResponderEliminar
  6. *FleurDeLys
    Obrigado! Volta sempre =)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! =)

(Nota: Devido à grande quantidade de spam recebido, a confirmação de palavras foi activada)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.