14.5.10

Etiqueta:

Feng Shui #8 - Plantas e Flores

Sou uma verdadeira amante de plantas e de flores .Para além de ajudarem a reciclar o oxigénio da casa trazem vida e alegria à mesma (eu pelo menos acho isso).

Se pesquisarem na Internet sobre Feng Shui e as plantas encontram uma variedade de sites que falam sobre as plantas ideais para cada zona da casa, as suas propriedades, etc., como por exemplo aqui:

As teorias são imensas e há mesmo quem diga que estas (e outras) são completamente disparatadas e nada têm a ver com o verdadeiro Feng Shui, como neste site:

Bem, mas voltando às plantas, segundo vários especialistas de Feng Shui:
(Fontes: http://fengshui.blogs.sapo.pt/901.html, http://www.vidas.correiodamanha.pt/ , http://www.dicasfengshui.com)

  • Em qualquer ambiente observar as plantas é uma maneira de saber como está a sorte e a saúde dos moradores daquele lugar. Uma casa sem plantas é um lugar sem vida e por isso acaba transmitindo pouca energia aos moradores

  • As plantas naturais ajudam a limpar a casa.

  • Plantas artificiais podem ser usadas desde que não sejam secas. As plantas e flores artificiais têm um efeito também positivo embora não tão eficaz como as naturais. O cuidado de mantê-las sempre bonitas e limpas deve existir.

  • Nunca use flores ou plantas secas ou mortas. Flores secas ou mortas têm uma influência muito negativa na secção onde são colocadas.

  • Em geral cactos e plantas com espinhos não são recomendados a não ser que você tenha uma associação pessoal positiva com eles que se relacione com a área do Baguá. Se você gosta e quer tê-las, tenha, mas não em todos os locais da casa.

  • Uma dica para quem aprecia os bonsais: esta planta demora muito para crescer, por isso, o simbolismo dos bonsais faz com que as coisas não vão para frente.
Teorias à parte, tenho algumas plantas pela casa:

Espadas de São Jorge (junto à varanda da sala)
Desde pequena que gosto desta planta. Existiam duas na janela da sala em casa dos meus pais. Acho-as muito bonitas e outro dia uma colega de trabalho trouxe-me uma do quintal da mãe. Desde então tem estado na minha sala ao solinho.


Dracaena – Bumbú da Sorte (na sala e no escritório)
Aqui há uns tempos em casa da nossa madrinha de casamento vi uns vasos com esta planta e fiquei maravilhada. Achei que ficava um arranjo mesmo bonito e simples e perguntei-lhe onde tinha arranjado. Foi no IKEA e assim que pude foi lá comprar. Aproveitei e como tinha uns cubos de vidro guardados que ainda não tinham uso nesta casa, comprei pedrinhas e coloquei dentro dos cubos dentro com água. Um cubo foi para a sala e outro para o escritório. Acho que é uma planta que se conjuga bem com qualquer decoração e nestes cubinhos ficou muito engraçado.
(Na sala)

(No escritório)

Cacto de Natal (na marquise)
A mesma amiga que me ofereceu as Espadas de São Jorge deu-me também dois cactos de natal. Eu já há muitos anos que tenho e sempre adorei esta planta, principalmente por causa das flores lindíssimas que dá no natal. Além disso é muito fácil de cuidar e adapta-se muito bem.


Flores artificiais
Prefiro flores naturais mas infelizmente acabam por morrer (e várias provocam-me alergia) e por isso optei por ter flores artificiais em casa. Tenho umas orquídeas no quarto de vestir em cima da cómoda (acho-as muito realistas e dão um ar engraçado ao quarto) e tenho um arranjo no WC. Este último foi uma brincadeira que eu e o maridão resolvemos fazer. Vimos também no IKEA um vaso que imita os jarros antigos de WC e umas flores artificiais de várias cores e achámos que ficava engraçado no WC. E assim foi.

(No quarto de vestir)

(No WC)

E vocês? Gostam de plantas e flores em casa?



7 comentário/s:

  1. Olá,

    Eu tenho montes de plantas em casa e adoro.

    Podes não acreditar mas passei da noite para o dia, ou seja, na casa antiga não queria nada de plantas porque as deixava morrer. Na nova casa quero ir comprar plantas e mais plantas precisamente porque acredito que dão uma energia muito positiva ao ambiente, além de o renovarem. E têm-se mantido bonitas (com excepção das que comprei no IKEA, nenhuma sobreviveu).

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho várias plantas em casa. A maior parte está no exterior. Mas infelizmente não sei o que se anda a passar,não andam lá muito bem de saúde :(
    Na cozinha tenho vários cactos, uma avenca, e uma cana de bamboo.
    No escritório tenho 3 bonsais.
    Depois no quarto, na casa de banho e na sala tenho algumas plantas artificiais em tecido.
    Acho que as plantas dão muito alegria a uma casa.
    O teu jarrinho na casa de banho ficou muito bem, muito campestre. Gostei muito.
    Gostei de saber algumas informações que aqui postaste, mas não gostei da história dos bonsais :P ai, ai. Nem pensar me desfazer da minha Tita, do meu Bina e da minha Olívia (são as únicas plantas cá em casa que têm nome).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tb tenho bambus espalhados por varios sitios :) Eles crescem imenso :)

    ResponderEliminar
  4. Na janela da minha cozinha tenho 3 cactos e 1 mini feto, na janela do wc 1 cacto e na minha escada 3 plantas mas não sei o nome delas, na jaranda do meu quarto tenho também uma e em breve vou ter salsa e coentros na varanda da sala! ;)
    gosto de as ver, dão 1 ar fresco à casa!bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. *Anabela
    Também acredito na energia positiva que trazem ao ambiente e qualquer dia acho que também vou ter plantas por todo o lado (lol). Bjs

    *Luarte
    Também gostei do jarrinho =) e as flores escolheu o maridão. A história dos bonsais é como tudo, o que importa é gostarmos do que temos em nossa casa! É como os cactos... é mais sites a dizer que não se devem ter do que o contrário mas eu sinceramente não me importo (risos). Achei espectacular teres dado nomes aos teus bonsais! Bjs

    *ESpeCiaLmente GaSPaS
    Pois eu nem fazia ideia que cresciam tanto mas ontem vi um enorme. Mas acho que ficam muito giros.

    *Sarokas
    Ja´pensei plantar salsa etc... qualquer dia tenho de pensar nisso =)

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. gosto muito, mas tenho que ter as plantas todas fora do alcance dos gatos, que têm uma predilecção por coisas venenosas... por isso, flores na varanda, ervas aromáticas na marquise, plantas no patamar do prédio...e plantas artificiais no quartinho pequenino, que está a sofre uma grande transformação :D

    ResponderEliminar
  7. *Carapim
    Pois eu percebo-te =)
    O meu gato também acha "piada" às plantas mas felizmente não lhe dá para as morder. Mas também a sala e o escritório só estão abertos quando estamos em casa (porque fios sim, ele gosta de roer!!!!)
    =)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! =)

(Nota: Devido à grande quantidade de spam recebido, a confirmação de palavras foi activada)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.