4.2.13

Etiqueta:

O Leitor - Bernhard Schlink

Andei este fim-de-semana a passear na Fnac e a ponderar se comprava “A Mão do Diabo”. Passei os olhos por vários capítulos “em diagonal” e achei interessante mas não me prendi em nenhum desses relances. Quando isso acontece (prender-me só de os folhear) é certo e sabido que o livro (seja ele qual for) vem comigo para casa. Quando não acontece nem sempre os compro. Desta vez (ainda) não comprei.

Para além disso a minha mãe tem livros de sobra em casa dela e acabei por me sentar na sala a seleccionar uns quantos das prateleiras e a ver a sinopse nas capas. Assim sendo, fiquei com vários possíveis de ler. Já li um e trouxe dois para casa.
O livro que li (no sábado à noite e no domingo à tarde) foi “O Leitor”. Gostei. É relativamente pequeno (146 páginas), com uma narrativa simples e deixa-nos, de alguma forma, a pensar sobre alguns aspectos (os crimes praticados na 2ª guerra, o pós-guerra, a vergonha das gerações mais novas e a revolta, etc.).

© I.P. - Não se autoriza a cópia, distribuição ou transmissão desta imagem


Resumidamente, o livro fala-nos de Michael Berg, um adolescente de 15 anos que conhece Hanna Schmitz, uma mulher de 36. Entre eles nasce um ritual: tomam banho, ele lê-lhe em voz alta e depois fazem amor. Até que um dia Hanna desaparece. Anos mais tarde Michael é advogado e encontra-a no banco dos réus, num seminário a que está a assistir, acusada de ter pertencido à SS durante a segunda guerra e de ser responsável pela morte de dezenas de pessoas.

É um livro simples mas com alguns pensamentos e reflexões interessantes. Recomendo.

Avaliação – 4/5

1 comentário/s:

  1. Experimente uma biblioteca local, terá muito por onde escolher e não tem de gastar dinheiro ou encher a casa ;)

    Eu sou louca por livros e com a mania de comprar tudo o que me aparece à frente... mas tenho vindo a descobrir que uma biblioteca fora de casa é igualmente bom :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! =)

(Nota: Devido à grande quantidade de spam recebido, a confirmação de palavras foi activada)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.