14.5.13

Etiqueta:

O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo - Haruki Murakami


© I.P. - Não se autoriza a cópia, distribuição ou transmissão desta imagem


Gostei mesmo muito deste livro. Demorei algum tempo a lê-lo apenas porque inicialmente o intercalei com outro. Mas assim que me dediquei a ele em exclusivo já não o consegui parar de ler.

Murakami não é um autor que agrade a todos. Há quem deteste... há quem adore. Eu adoro. Uns livros mais do que outros mas em todos sempre  me senti envolvida na sua escrita e nas situações bizarras e estranhas que descreve e não me canso de o ler.

O livro está dividido em duas histórias, que se vão lendo em capítulos alternados. Numa estamos no "Impiedoso País das Maravilhas" e noutra no "Fim do Mundo". Cheguei a pensar que me iria perder e baralhar ao longo do livro mas rapidamente percebi que não. Ainda assim acho que relê-lo não seria de todo descabido uma vez que, conhecido o final e como as duas histórias se relacionam, encontraria muitos pormenores que me terão escapado.

O final, como é habitual no autor, deixa-nos com mais dúvidas do que certezas mas deste gostei. As consequências da escolha final são muito interessantes e caso o autor entrasse em demasiados detalhes acho que não teria um impacto tão grande nem nos deixaria a nós, leitores, com tantas possibilidades de escolher a resposta com a qual mais nos identificamos (cada um de nós encara a vida, a morte, etc., à sua maneira, e o final permite-nos entender o que aconteceu à nossa maneira).

Sem dúvida é um livro que recomendo, para quem gosta de Murakami.

Avaliação - 5/5

0 comentário/s:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário! =)

(Nota: Devido à grande quantidade de spam recebido, a confirmação de palavras foi activada)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.